Wednesday, February 1, 2017

Uso correto do pronomes pessoais


Os pronomes são palavras que substituem nomes, sejam eles comuns, próprios ou abstratos. Quando considerados do ponto de vista sintático, podem desempenhar a função de complemento. Há um conjunto genérico de formas pronominais. No entanto, existem regras excepcionais, que devem ser recordadas ou apreendidas, no que toca aos relativos ao COD:

Pronomes pessoais do Complemento Directo

Conjunto genérico (pronomes acusativos):

Eu - me
Tu - te
Ele/Ela - o, a, se
Nós - nos
Vós - vos
Eles/Elas - os, as, se

Excepções (casos especiais dos pronomes o, a, os, as):

1. Estes pronomes têm as formas -no, -na, -nos, -nas quando estão depois de verbos que terminam em -m, -ão, -õe. (ditongos nasais)

Exemplos: Eles receberam a carta. /Eles receberam-na.
                 Os pais dão os presentes aos filhos. /Os pais dão-nos aos filhos.
                 Ela põe a mala em cima da mesa. /Ela põe-na em cima da mesa.

2. Estes pronomes têm as formas -lo, -la, -los, -las quando estão depois de verbos que terminam em -r, -s, -z.

Exemplos: Vou comer o bolo. /Vou comê-lo.
                 Nós limpámos a sala ontem. /Nós limpámo-la.
                 Ele traz o jornal para o escritório. /Ele trá-lo para o escritório.

Nota: estas letras (r, s, z) desaparecem.

3. Excepções às regras anteriores:
   - verbo querer na forma quer: quere-o, quere-a, quere-os, quere-as.
   Exemplos: Ele quer a salada. /Ele quere-a.

   - verbo ter na forma tens: tem-lo, tem-la, tem-los, tem-las.
   Exemplos: Tu tens a minha caneta. / Tu tem-la.

Pronomes Pessoais do Complemento Indirecto (pronomes dativos):

eu - me
tu - te
ele/ela - lhe
nós - nos
vós - vos
eles/elas - lhes

Exemplos: Não falo com a Isabel há algum tempo. Vou telefonar-lhe hoje.
                 Compra-me um presente especial.

No comments:

Post a Comment